Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

SOC-4340: App Compras Sustentáveis

Ícone
SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Economia

Play
ícone Autoria Nicole Fagundes de Moraes, Isabella Ayres, Yasmim Carolini Volpin Staudt
ícone Orientação Cléber Moraes Reis
ícone Instituição E.M.E.F Rubaldo Emílio Saenger
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O projeto aborda o consumismo e seus efeitos na sociedade e tenta resolver o problema com um aplicativo no qual as pessoas não usam dinheiro, e sim produtos que já possuem. Esse aplicativo disponibiliza um ambiente no qual as pessoas podem cadastrar itens de consumo que já não utilizam mais, e escolher, dentre os locais disponíveis, qual é o local onde ela quer entregar esse produto. Esses locais são oferecidos por outros usuários da plataforma, que podem se cadastrar como parceiros também dentro do ambiente do aplicativo. Todos os produtos cadastrados e locais cadastrados passam por uma avaliação. Uma vez que um item for aprovado, ele já poderá ser comprado com a moeda do aplicativo. Só é possível adquirir essa moeda disponibilizando itens que a pessoa já possui. Isso impõe ao usuário uma obrigatoriedade de se desfazer de coisas que já possui para poder adquirir outras. O aplicativo foi desenvolvido como um web app, um site na internet que se comporta como um aplicativo, e foi feito em quatro partes: definição das funcionalidades, desenvolvimento de interface com as tecnologias HTML5 e CSS, armazenamento e interação com os dados com as tecnologias PHP e MySql e testes para garantir o correto funcionamento do aplicativo. O resultado final do app é um ambiente dividido em quatro seções: seção entrar, para o login; formulário de cadastro; seção usuário, na qual é possível cadastrar os produtos e também se cadastrar como local de recebimento e entrega; e seção loja. Os alunos desenvolvedores têm acesso exclusivo a um ambiente no qual podem aprovar ou não produtos e locais cadastrados. Possíveis lucros advindos de publicidade têm como objetivo custear a operação do aplicativo e seus parceiros. O projeto incentiva a reutilização, o compartilhamento e a redução do desperdício, promovendo um estilo de vida mais sustentável. Com a utilização do app, os usuários ativam a economia circular em nossa região, criando um impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Palavras-chave: Economia, Sustentabilidade, Reutilização

Foto do projeto