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Projeto

SOC-4682: Reutilização de esponjas de cozinha para isolamento acústico de baixo custo em ambientes escolares

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SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Arquitetura e Urbanismo

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ícone Autoria Giulia Maria Bobato Arantes Cassulino , Amanda Gulin
ícone Orientação Juliana de Fatima Cunha Vidal
ícone Instituição Colégio do Bosque Mananciais
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Sabe-se que são muitos os problemas da sociedade moderna. Dentre eles, destaca-se nesta pesquisa aqueles causados pelo uso e descarte de polímeros e a poluição sonora em ambientes escolares, sendo ainda maiores em escolas com estrutura física precária. Este trabalho tem como objetivo estudar sobre a reutilização de esponjas de cozinha usadas, isolamento acústico e reações entre poliol e isocianato a fim de utilizar os resultados obtidos para criar uma alternativa sustentável e de baixo custo para preenchimentos de drywall que possa ser aplicada no ambiente escolar e tenha propriedades de isolamento acústico. A pesquisa ocorreu em etapas, sendo: revisão bibliográfica, coleta e preparo das esponjas; produção dos protótipos com esponjas de cozinha usadas misturadas com poliuretano e testes de isolamento acústico. Foram preparadas seis amostras, sendo que três delas foram utilizadas para estruturar uma maquete que simula o ambiente escolar para realização de teste acústico com decibelímetro. Diante dos resultados coletados, percebe-se a eficácia da esponja de cozinha usada para isolamento acústico em ambientes escolares. Dessa forma, obteve-se um produto sustentável, funcional e viável economicamente, sendo uma alternativa de baixo custo no mercado de isolantes acústicos. Pensando na segurança do produto, serão inseridos aditivos de retardantes de chamas e testada sua flamabilidade. Além disso, pensa-se na possibilidade de avaliar o produto a respeito de sua capacidade para isolamento térmico, ampliando ainda mais sua aplicabilidade.

Palavras-chave: Poliuretano, Isolamento acústico, Sustentabilidade

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