Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

SOC-4838: POD-IC?: como as feiras científicas podem impactar o protagonismo e a escolha da carreira em estudantes do ensino médio

Ícone
SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Comunicação

Play
ícone Autoria Alana Vilela Silva, Yasmin Pessoa Silva
ícone Orientação Rafael Bonato, Raquel Cristina Bertolini Lot
ícone Instituição CEMEP Prof. Osmar Passarelli Silveira
ícone Etapa Finalista

Resumo

Os estudantes da educação básica estão sendo cada vez mais motivados a participar de feiras de divulgação científica, dada a inscrição de 1.800 projetos (FEBRACE, 2023) na FEBRACE em 2023. O desenvolvimento de projetos de pesquisa permite aos estudantes construir um raciocínio lógico e estruturado sobre problemas cotidianos, muitas vezes de sua comunidade, através do método científico ou da engenharia. Essas habilidades estão previstas na nova BNCC (BRASIL, 2013) do ensino médio, como a necessidade de realizar pesquisas bibliográficas, de campo e de experimentos científicos, bem como de compreender, criticar e produzir textos de divulgação científica. Dentro desse cenário, levantamos duas hipóteses: como participar de um projeto de pesquisa pode ajudar na orientação vocacional do estudante, e como isso pode ser determinante na construção do protagonismo estudantil do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, utilizamos a metodologia científica, em que, através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, coletamos dados qualitativos dos estudantes que participaram de projetos de pesquisa no decorrer do ensino médio, estejam eles cursando o ensino médio ou o ensino superior. Os dados foram primeiramente adquiridos por um formulário estruturado, com estudantes de todo o Brasil que participaram da FEBRACE. Após a tabulação dos resultados, uma análise descritiva permitiu relacionar como a participação dos estudantes em feiras científicas contribuiu significativamente para o protagonismo e letramento científico em seu processo de ensino e aprendizado. Logicamente, a existência e a manutenção dessas feiras científicas que apoiam a construção e a apresentação de projetos de pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na nova BNCC, e esses projetos, por vezes, mostram-se promissores para a escolha da carreira profissional a ser seguida.

Palavras-chave: Feiras científicas, Protagonismo, Profissão

Foto do projeto