Ciências Sociais e Aplicadas
Ciência da Informação
Resumo
A participação nas áreas STEM (do inglês: Science, Technology, Engineering and Mathematics) é predominantemente masculina, isso é comprovado quando se constata que as mulheres representam apenas 28% da força de trabalho em áreas STEM (PNUD, 2023). Estudos apontam que meninas se interessam menos pelas áreas STEM, não por incapacidade cognitiva, mas por questões políticas, pela falta de estrutura educacional, social, cultural e, principalmente, estereótipos (KIM et. al, 2018). Segundo dados divulgados pela Unesco em 2021, apenas 35% dos estudantes STEM no ensino superior em todo o mundo são mulheres (UNESCO, 2021). O Campus Natal - Zona Norte do IFRN é uma instituição de ensino que oferta seis cursos e, dentre eles, quatro são cursos voltados para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Comprova-se que no campus o cenário não é diferente quando se constata que apenas 29% dos alunos de cursos de áreas STEM ingressantes no campus em 2023 são mulheres. Considerando esse contexto, foi idealizado o Projeto Ada, cujo objetivo é identificar e promover ações que contribuam para o fortalecimento da permanência e da participação feminina nos cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Dentre essas ações, estão realizar pesquisas sobre a proporção de gênero entre os estudantes que já passaram pelos cursos oferecidos pela instituição; fomentar o interesse e conscientização de profissionais e estudantes da rede básica de ensino a ingressarem em áreas STEM; promover visibilidade a mulheres que desempenharam papéis importantes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; além de promover palestras, eventos e mesas-redondas para inspirar a persistência e a participação feminina nos cursos do campus.
Palavras-chave: STEM, Mulheres, Participação