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Projeto

SOC-5330: Publicidade e propaganda: a comercialização dos valores sociais

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SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Comunicação

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ícone Autoria Clara Trevisan Armelin , Eduarda Nascimento de Araujo , Nailê Cardoso Melo
ícone Orientação Elisabete Rambo Braga, Alessandra Faedrich Martins Rosa
ícone Instituição Colégio Farroupilha - Unidade Três Figueiras
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Neste trabalho, tem-se como propósito analisar técnicas mercadológicas utilizadas por empresas de marketing e propaganda que se apoiam claramente em valores sociais a fim de promover um produto associando-o geralmente a discursos “politicamente corretos”. Atualmente, denomina-se Greenwashing e Bluewashing, respectivamente, o uso das pautas ambiental e social na promoção de bens e serviços. O público-alvo dessas propagandas se mostra alheio aos meios de persuasão mercadológicos, como indica o estudo de Andreoli e Nogueira (2021), "Falsos discursos mercadológicos: Greenwashing X Bluewashing". A razão do desenvolvimento deste trabalho deve-se à atenção das autoras às problemáticas das causas sociais e ambientais e à análise de estudos sobre a influência dessas técnicas de marketing. Os objetivos desta pesquisa são: identificar as forças motoras do Bluewashing, do Greenwashing e de outras técnicas mercadológicas utilizadas pelas grandes empresas e os fatores que levam o consumidor a se deixar levar por esses discursos midiáticos, mesmo quando falaciosos, e analisar a política por trás do uso de lutas e valores sociais como estratégia de publicidade. A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativo e descritivo, composta por uma pesquisa bibliográfica, para compreender os seguintes aspectos da publicidade: (i) o histórico das propagandas publicitárias na sociedade; (ii) as falácias midiáticas e seus fundamentos; (iii) a formação do senso crítico e abdicação dele na sociedade de consumo. Além disso, um estudo de caso foi feito a partir da análise de propagandas situadas no contexto de Greenwashing e Bluewashing. Ademais, para elucidar essa questão, um formulário foi elaborado a fim de registrar a percepção dos consumidores sobre esse tipo de propaganda. E, ainda, com o intuito de obter a percepção de publicitários sobre os artifícios do marketing em estudo, foram realizadas entrevistas com profissionais da área de Publicidade e Propaganda.

Palavras-chave: Bluewashing, Greenwashing, Técnicas mercadológicas

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