Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

SOC-5700: Criação de um jogo de tabuleiro como ferramenta de ensino para o curso técnico em logística

Ícone
SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Administração

Play
ícone Autoria Maria Eduarda de Oliveira, Ana Clara Andrade Souza , Maria Julia Pacheco Domingues
ícone Orientação André Luis Tessaro
ícone Instituição IFSP - Campus Registro
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O uso de métodos tradicionais está enfatizado nas atividades escolares e, por isso, encontrar formas alternativas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem vem se tornando uma tendência na busca por um novo modelo de educação. Por esse motivo, a construção de jogos educativos torna-se uma possibilidade vantajosa nesse processo, pois proporciona o aprendizado de forma lúdica. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo criar um modelo de jogo educativo que utilize os conhecimentos logísticos para contrapor a um modelo tradicional de ensino dos estudantes que cursam Técnico em Logística. O projeto seguiu um cronograma de seis etapas, iniciado com o levantamento teórico, desenvolvimento do jogo, validação/teste, coleta de dados, alterações e conclusão. No desenvolvimento, o processo de criação divide-se em duas partes: elaboração do acervo de perguntas e, depois, do tabuleiro com componentes complementares. Após o desenvolvimento do tabuleiro e acervo de perguntas, o jogo foi aplicado a 26 alunos do curso Técnico em Logística, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de São Paulo, Campus Registro. Após o teste, foi aplicada uma pesquisa para verificar a percepção dos jogadores e validar o jogo. Nesse contexto, 100% dos alunos indicaram que o jogo os auxiliou a revisarem os conteúdos técnicos, e aproximadamente 47% dos estudantes sentiram-se estimulados a aprender com o jogo. Portanto, conclui-se que o objetivo proposto foi alcançado, tendo em vista que o jogo foi desenvolvido e validado por um grupo de estudantes.

Palavras-chave: Logística , Ensino-aprendizagem , Jogos didáticos

Foto do projeto