Ciências Sociais e Aplicadas
Administração
Resumo
O uso de métodos tradicionais está enfatizado nas atividades escolares e, por isso, encontrar formas alternativas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem vem se tornando uma tendência na busca por um novo modelo de educação. Por esse motivo, a construção de jogos educativos torna-se uma possibilidade vantajosa nesse processo, pois proporciona o aprendizado de forma lúdica. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo criar um modelo de jogo educativo que utilize os conhecimentos logísticos para contrapor a um modelo tradicional de ensino dos estudantes que cursam Técnico em Logística. O projeto seguiu um cronograma de seis etapas, iniciado com o levantamento teórico, desenvolvimento do jogo, validação/teste, coleta de dados, alterações e conclusão. No desenvolvimento, o processo de criação divide-se em duas partes: elaboração do acervo de perguntas e, depois, do tabuleiro com componentes complementares. Após o desenvolvimento do tabuleiro e acervo de perguntas, o jogo foi aplicado a 26 alunos do curso Técnico em Logística, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de São Paulo, Campus Registro. Após o teste, foi aplicada uma pesquisa para verificar a percepção dos jogadores e validar o jogo. Nesse contexto, 100% dos alunos indicaram que o jogo os auxiliou a revisarem os conteúdos técnicos, e aproximadamente 47% dos estudantes sentiram-se estimulados a aprender com o jogo. Portanto, conclui-se que o objetivo proposto foi alcançado, tendo em vista que o jogo foi desenvolvido e validado por um grupo de estudantes.
Palavras-chave: Logística , Ensino-aprendizagem , Jogos didáticos