Engenharia
Civil
Resumo
Com o período de urbanização iniciado no Brasil em 1930, constatou-se a falta de modernização das estradas, iniciando-se, assim, a produção de pavimentos asfálticos derivados do petróleo que são utilizados até a atualidade. Os hidrocarbonetos presentes no petróleo são os principais responsáveis pela poluição do ar, sendo o petróleo que emite fumaças poluentes com óxidos sulfúricos e nitrogenados, enxofre e metais pesados, colaborando para o efeito estufa. O objetivo do projeto é produzir um asfalto mais sustentável que consiga amenizar os impactos ambientais gerados pelos asfaltos tradicionais.O percurso metodológico iniciou-se com um letramento científico, delimitação do tema, pesquisas bibliográficas, coleta de materiais, experimentos e análises de dados. O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de engenharia, com uma abordagem qualitativa e experimental. Foram produzidas amostras promissoras e estão no processo de análises de dados, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande. Já foram realizados testes de módulo de resiliência e resistência à tração, e o próximo passo serão os testes de resistência à flexão, teste de energia dissipada, teste de resistência ao impacto e teste de fadiga. Os resultados obtidos até o momento estão demonstrando êxito, principalmente com a priorização dos materiais reutilizáveis para produção de um produto de fato sustentável. Os testes realizados conseguem corroborar com a hipótese de que da reutilização de resíduos de descartes eletrônicos e pó de borracha pode ser produzido um material mais sustentável, resistente e promissor para a pavimentação no país. Espera-se que esse projeto contribua para a saúde do meio ambiente, levando em consideração que a produção do asfalto convencional prejudica o ecossistema e os que trabalham diretamente.
Palavras-chave: Asfalto, Pavimento, Poluição