Ciências Exatas e da Terra
Física
Resumo
A presente pesquisa consiste em um estudo iniciado a partir do projeto “Oficinas de saberes”, realizado no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, e, posteriormente, aprimorado em aulas sobre robótica, através das quais foi possível conhecer sobre o sistema IoT, o qual permite ao indivíduo a conexão entre objetos do cotidiano com a internet. Nesse contexto, pensou-se em um método de irrigação que pudesse ser controlado à distância e, ao mesmo tempo, oferecesse ao solo as condições adequadas para o cultivo e, principalmente, que evitasse o desperdício de água. O trabalho teve como objetivo norteador a elaboração de uma técnica que tornasse possível um melhor aproveitamento dos recursos hídricos em contextos que se aproximasse da realidade dos alunos. As ações implementadas consideram, sobretudo, a necessidade de conduzir os discentes a pensarem sobre a importância de desenvolver ações sustentáveis em seu cotidiano, aplicando conhecimentos de diferentes áreas, e, especialmente, da tecnologia. Sendo assim foram realizadas aulas expositivas, exibição de vídeos, reuniões de planejamento e organização das ideias, além das aulas práticas, nas quais foram confeccionados os recintos que acomodavam as mini hortas. O protótipo foi montado, testado, e ajustado a fim de ser utilizado nas circunstâncias adequadas para o cultivo e para a economia de água. Assim, concluiu-se com sucesso a proposição inicial, confirmando ainda a tese de que é possível aplicar a tecnologia na busca de soluções práticas e eficientes para problemas cotidianamente constatados na sociedade, como o desperdício de água.
Palavras-chave: Internet das Coisas, Irrigação, Sustentabilidade