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Projeto

HUM-3918: Escolarização de sujeitos com anemia falciforme na educação infantil nas instituições de ensino do Eixo Norte de Porto Alegre em 2023, na visão do professor

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Giovana Gomes Lorenci , Tauany da Silva de Souza , Gabrielly de Lima Silveira
ícone Orientação Fernanda Rocha dos Santos
ícone Instituição E.M.E.B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

A Anemia Falciforme (AF) é uma doença genética e hereditária que altera a forma das hemácias, tornando-as parecidas a uma meia lua, e traz como consequências dores intensas, sensibilidades a infecções, lesões orgânicas e, em casos mais severos, a morte precoce. Possuem desenvolvimento diferenciado das Funções Executivas (FE), ao se comparar pares da mesma idade, e atuam como mecanismo do controle cognitivo que direcionam e coordenam o comportamento humano de maneira adaptativa. O estudo objetiva identificar e analisar os processos educativos de crianças com AF nas instituições de ensino da educação infantil (EI) da rede municipal de Porto Alegre - RS do Eixo Norte no presente ano, na visão do professor. Para tanto, investiga qual o conhecimento que os docentes desse nível possuem a respeito da AF, demandas específicas e possíveis impactos na aprendizagem. A pesquisa se justifica pela carência de produções científicas que articulem AF e educação, sobretudo na primeira infância. A metodologia é quali-quantitativa: primeiramente, consistirá na pesquisa exploratória com os docentes da EI a fim de identificar seus conhecimentos prévios sobre a AF, se têm ou já tiveram estudantes com AF e quais os principais desafios e dificuldades concernentes a esse grupo. Já a etapa qualitativa incluirá entrevistas em profundidade com os profissionais que têm ou tiveram estudantes com AF e os principais desafios e dificuldades enfrentados. A pesquisa se encontra em andamento, com conclusão prevista para julho de 2024, e pretende subsidiar a elaboração de dois produtos: uma formação continuada para professores da EI e a proposição de atividades específicas consonantes com os objetivos de aprendizagens e conhecimentos elencados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativos ao desenvolvimento das FE na EI.

Palavras-chave: Anemia falciforme, Funções executivas, Educação infantil

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